terça-feira, 23 de fevereiro de 2021

Professor: Juarez Disciplina: Química Anos (séries): 2EM (A, B, C, D, E) Período/(Semana): 08/02 a 05/03/21

 

                           ESCOLA ESTADUAL DEPUTADO DERVILLE ALLEGRETTI

                                                           PLANO DE AULA

Professor: Juarez

Disciplina: Química

Anos (séries): 2EM (A, B, C, D, E)

Período/(Semana): 08/02 a 05/03/21

Habilidade(s) a ser(em) desenvolvida(s):

Aplicar conceitos de separação de misturas, de solubilidade e de transformações químicas para compreender os processos envolvidos no tratamento da água para o consumo humano.

Realizar cálculos envolvendo massa, massa molar, quantidade de matéria e número de partículas.

Conteúdo/Objeto do Conhecimento:

Solução/Tratamento de água por filtração, flotação, cloração e correção de Ph.

Cálculo estequiométrico/Relações quantitativas envolvidas na transformação química. Massa molar e quantidade de matéria (mol).

Procedimentos para realização da atividade:

Após assistir as aulas no centro de mídias dos dias 8 e 15 de fevereiro e os vídeos propostos fazer uma síntese no caderno, deixando anotadas as dúvidas a ser questionadas na aula online, ou no chat da CMSP.

Responder as questões disparadoras propostas, corrigindo sempre que achar necessário.

Responder as questões disparadoras e sempre que possível realizar os experimentos proposto no caderno do aluno situação de aprendizagem 1 e 2.

Fazer relatório dos experimentos e montar um mapa mental da realização das atividades.

A entrega das questões respondidas pode ser pelo chat, e-mail:  juarezb@prof.educacao.sp.gov.br, WhatsApp privado, no classroom.


Suporte/Mídia para realização da aula:

PNLD – da Disciplina; Aprender Sempre LP; Aprender Sempre MAT; São Paulo Faz

Escola; AAP – Avaliação da Aprendizagem em Processo; CENTRO DE MÍDIA DO

ESTADO DE SÃO PAULO e E-mail do professor, chat cmsp, classroom.

Atividades:

1- Leia o texto,“Sistema saturado é a causa da falta d’água”, reflita e identifique os conceitos (implícitos e explícitos) e responda às perguntas abaixo:

                                   Sistema saturado é a causa da falta d’água

Mais de 250 mil pessoas serão prejudicadas hoje com o corte de abastecimento de água

por parte da Sabesp.

A interrupção do abastecimento, hoje, a partir das 7 horas, será feita para a limpeza de

mais um dos decantadores infestado por uma alga que não causa mau cheiro e gosto ruim na água. Segundo a Sabesp, esse tipo de alga não apresenta nenhuma alteração, apenas traz

problemas técnicos. O fornecimento, conforme a companhia, deve ser restabelecido ainda

hoje, às 21 horas.

A alga proliferou-se pelo Sistema Guarapiranga por causa de uma série de fatores ambientais

favoráveis — luz, calor e esgoto que é lançado clandestinamente na represa — e entupiu os filtros dos decantadores.

Eles tiveram de ser esvaziados e limpos, interrompendo o tratamento de 800 litros

de água por segundo.

O Sistema Guarapiranga tem 6 decantadores, com 2 filtros cada um.

A limpeza dos filtros costuma ser feita a cada 18 horas, mas, por causa das algas, passou

a ocorrer a cada 8 horas.

Os decantadores em geral são esvaziados e tratados a cada 40 ou 45 dias.

Mas essa rotina também foi mudada. O decantador limpo ontem recebera cuidados havia

apenas 27 dias.

Trechos de notícia do jornal O Estado de S. Paulo, de 19/1/1995. Exercício 4

1.1 Em que ocasiões a SABESP interrompe o abastecimento de água?

1.2 Por que é preciso tirar as algas apesar de não causarem cheiro ou gosto ruim?

1.3 Localize na ilustração do tratamento de água (pág. 48) o equipamento em

que ocorreu o problema.

1.4 Qual é o volume da água tratada que deixou de ser produzido?

1.5 Por que os consumidores não percebem que um dos decantadores foi infestado por algas?

1.6 O que fizeram com os decantadores por causa das algas?

1.7 De quanto em quanto tempo limpam os filtros? E os decantadores?

2- Dadas as perguntas abaixo, realize pesquisas mais específicas para respondê-las, sobre a Qualidade e Tratamento de Água:

2.1 Qual a diferença entre água pura e potável?

2.2Por que há a adição de cloro numa das etapas do tratamento da água?

2.3 Por que se adiciona o hidróxido de cálcio e o sulfato de alumínio para que ocorra a etapa da floculação, no tratamento de água?

2.4 Qual a função da filtração após a floculação?

2.5 O que é concentração de uma solução? Quais os tipos de concentração? Como podem

ser calculadas e em quais unidades de medida podem ser expressas?

2.6 O que significa DBO e por que constitui um dos parâmetros para verificação da qualidade da água?

Materiais de apoio:

Vídeo aula “Como se faz o tratamento da água?” assistido em14/02/21; endereço: https://www.youtube.com/watch?v=V80Xees1F9U

“Caderno do aluno” pesquisado em 14/02/21; endereço: https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/sites/7/2021/01/SPFE_EM_2%C2%AA-s%C3%A9rie_volume-1.pdf

Vídeo aula “Tratamento da água” assistido em14/02/21; endereço: https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=7513&id=45

Vídeo aula “Cálculo estequiométrico”; endereço: https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=7513&id=45

Aula em pdf “Como se faz o tratamento da água?” endereço: http://fuvestibular.com.br/downloads/apostilas/Telecurso-2000/ensino-medio/quimica/apostila-1/07-Como-se-faz-o-tratamento-de-agua.pdf?x66929

 

 

 

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