terça-feira, 16 de março de 2021

 ESCOLA ESTADUAL DEPUTADO DERVILLE ALLEGRETTI 

PLANO DE AULA 3 

 

Professor: Suelânia Oliveira Araújo Miranda   Disciplina: Língua Portuguesa 

 

Anos (séries): 2º ano - EM B, C

 

Período/(Semana): 29/03 a 16/04/2021 

 


Procedimentos para realização da atividade: Leitura reflexiva. Copiar o texto e as perguntas (bem como respondê-las) no caderno.  

 

 

Entregar a atividade na escola, a professora irá retirar. 

 

Atividades: “Pausa”, de Mário Quintana 

 

Quando pouso os óculos sobre a mesa para uma pausa na leitura de coisas feitas, ou na feitura de minhas próprias coisas, surpreendo-me a indagar com que se parecem os óculos sobre a mesa. 

Com algum inseto de grandes olhos e negras e longas pernas ou antenas? 

Com algum ciclista tombado? 

Não, nada disso me contenta ainda. Com que se parecem mesmo? 

E sinto que, enquanto eu não puder captar a sua implícita imagem-poema, a inquietação perdurará. 

E, enquanto o meu Sancho Pança, cheio de si e de senso comum, declara ao meu Dom Quixote que uns óculos sobre a mesa, além de parecerem apenas uns óculos sobre a mesa, são, de fato, um par de óculos sobre a mesa, fico a pensar qual dos dois – Dom Quixote ou Sancho? – vive uma vida mais intensa e portanto mais verdadeira... 

E paira no ar o eterno mistério dessa necessidade da recriação das coisas em imagens, para terem mais vida, e da vida em poesia, para ser mais vivida. 

Esse enigma, eu o passo a ti, pobre leitor. 

E agora? 

Por enquanto, ante a atual insolubilidade da coisa, só me resta citar o terrível dilema de Stechetti: 

“Io sonno um poeta o sonno um imbecile?” 

Alternativa, aliás, extensiva ao leitor de poesia... 

A verdade é que a minha atroz função não é resolver e sim propor enigmas, fazer o leitor pensar e não pensar por ele. 

E daí? 

 Mas o melhor — pondera-me, com a sua voz pausada, o meu Sancho Pança —, o melhor é repor depressa os óculos no nariz. 

 

 

Questões: 

1-) Pesquise sobre os personagens “Sancho Pança” e “Dom Quixote”. 

2-) Quais as duas atividades que o autor interrompe ao pousar os óculos sobre a mesa? Responda traduzindo o trocadilho do primeiro parágrafo. 

3-) Que imagens ocorrem ao poeta o contemplar os óculos sobre a mesa? 

4-) Diante da “insolubilidade da coisa”, o autor resolve passar o problema para o leitor. Segundo ele, qual é a função do poeta? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário