ESCOLA ESTADUAL DEPUTADO DERVILLE ALLEGRETTI
PLANO DE AULA 2
Professor: Alexandre Pimentel
Disciplina: Geografia
Anos (séries): 2 ANO do noturno ( B, C, D e E)
Período/(Semana): (8/3 a 19/03)
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Conteúdo/Objeto do Conhecimento:
Tema: expansão do território brasileiro e regionalização de suas fronteiras
Leitura e interpretação do mapa
Procedimentos para realização da atividade:
Observar o mapa temático.
Suporte/Mídia para realização da aula:
CMSP, Blog, E-mail do professor.
Atividades:
1)O que foi o Tratado de Tordesilhas e qual a importância dele para formação do território brasileiro?
2) Com extensão territorial de 8.514.876 quilômetros quadrados, o território brasileiro corresponde a 48% do subcontinente sul-americano. Sua grande dimensão e localização proporcionam fronteiras com quase todos os países da América do Sul. Marque a alternativa que indica as duas únicas nações sul-americanas que NÃO fazem fronteira com o Brasil.
a) Argentina e Uruguai
b) Equador e Chile
c) Colômbia e Suriname
d) Chile e Panamá
e) Paraguai e Venezuela
O Brasil possui 15.719 quilômetros de fronteiras. O país que apresenta o maior trecho fronteiriço com o território brasileiro é:
a) Suriname
b) Chile
c) Bolívia
d) Paraguai
e) Argentina
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