quarta-feira, 10 de março de 2021

Professor: Suelânia Oliveira Araújo Miranda Disciplina: Língua Portuguesa Anos (séries): 2º série B e C Período/(Semana): 15/02 a 19/02; 08/03 a 19/03/2021

 

ESCOLA ESTADUAL DEPUTADO DERVILLE ALLEGRETTI

PLANO DE AULA 2

Período/(Semana): 15/02 a 19/02; 08/03 a 19/03/2021 

Professor: Suelânia Oliveira Araújo Miranda        Disciplina: Língua Portuguesa

Anos (séries): 2º série B e C

Entregar a atividade na escola, a professora irá retirar. 

Atividades: “O cavalo e o burro” – Monteiro Lobato

 

         Cavalo e burro seguiam juntos para a cidade. O cavalo, contente da vida, folgando com uma carga de quatro arrobas apenas, e o burro – coitado! – gemendo sob o peso de oito. Em certo ponto, o burro parou e disse:

         — Não posso mais! Esta carga excede às minhas forças e o remédio é repartirmos o peso irmanamente, seis arrobas para cada um.

         O cavalo deu um pinote e relinchou uma gargalhada.

         — Ingênuo! Quer então que eu arque com seis arrobas quando posso bem continuar com as quatro? Tenho cara de tolo?

         O burro gemeu:

         — Egoísta! Lembre-se de que se eu morrer você terá que seguir com a carga das quatro arrobas mais a minha.

         O cavalo pilheriou e novo e a coisa ficou por isso. Logo adiante, porém, o burro tropica, vem ao chão e rebenta.

         Chegam os tropeiros, maldizem da sorte e sem demora arrumam as oito arrobas do burro sobre as quatro do cavalo egoísta. E como o cavalo refuga, dão-lhe de chicote em cima, sem dó nem piedade.

         — Bem-feito! – exclamou um papagaio. Quem o mandou ser mais burro que o pobre burro e não compreender que o verdadeiro egoísmo era aliviá-lo da carga em excesso? Tome! Gema dobrado agora...”.

1-) Na fábula acima, em que as personagens são animais, por que o cavalo e o burro se desentendem?

 

2-) Que comportamento humano a atitude do cavalo representa?

 

3-) Em sua opinião, que ensinamento transmite a leitura dessa fábula? Redija a moral da história.

 

4-) Identifique, na fábula, esses elementos:

a-) Enredo

Situação inicial:

Quebra da situação inicial:

Desenvolvimento:

Clímax:

Epílogo:

b-) Personagem principal:

c-) Personagens secundários:

d-) Espaço:

e-) Tempo:

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário