ESCOLA
ESTADUAL DEPUTADO DERVILLE ALLEGRETTI
PLANO DE AULA 2
Período/(Semana): 15/02 a 19/02; 08/03 a 19/03/2021
Professor: Suelânia Oliveira Araújo Miranda Disciplina: Língua Portuguesa
Anos (séries): 2º série B e C
Entregar a atividade na escola, a professora irá retirar.
Atividades: “O cavalo e o burro” – Monteiro Lobato
Cavalo e burro seguiam juntos para a
cidade. O cavalo, contente da vida, folgando com uma carga de quatro arrobas
apenas, e o burro – coitado! – gemendo sob o peso de oito. Em certo ponto, o
burro parou e disse:
— Não posso mais! Esta carga excede às
minhas forças e o remédio é repartirmos o peso irmanamente, seis arrobas para
cada um.
O cavalo deu um pinote e relinchou uma
gargalhada.
— Ingênuo! Quer então que eu arque com
seis arrobas quando posso bem continuar com as quatro? Tenho cara de tolo?
O burro gemeu:
— Egoísta! Lembre-se de que se eu
morrer você terá que seguir com a carga das quatro arrobas mais a minha.
O cavalo pilheriou e novo e a coisa
ficou por isso. Logo adiante, porém, o burro tropica, vem ao chão e rebenta.
Chegam os tropeiros, maldizem da sorte
e sem demora arrumam as oito arrobas do burro sobre as quatro do cavalo
egoísta. E como o cavalo refuga, dão-lhe de chicote em cima, sem dó nem
piedade.
— Bem-feito! – exclamou um papagaio.
Quem o mandou ser mais burro que o pobre burro e não compreender que o
verdadeiro egoísmo era aliviá-lo da carga em excesso? Tome! Gema dobrado
agora...”.
1-)
Na fábula acima, em que as personagens são animais, por que o cavalo e o burro
se desentendem?
2-)
Que comportamento humano a atitude do cavalo representa?
3-)
Em sua opinião, que ensinamento transmite a leitura dessa fábula? Redija a
moral da história.
4-)
Identifique, na fábula, esses elementos:
a-)
Enredo
Situação
inicial:
Quebra
da situação inicial:
Desenvolvimento:
Clímax:
Epílogo:
b-) Personagem principal:
c-)
Personagens secundários:
d-)
Espaço:
e-)
Tempo:
Nenhum comentário:
Postar um comentário