segunda-feira, 5 de abril de 2021

 ESCOLA ESTADUAL DEPUTADO DERVILLE ALLEGRETTI 

PLANO DE AULA 3 

 

Professor: Dayane Barbosa Carvalho Almeida  Disciplina: Sociologia 

 

Anos (séries): 2ª série A 

 

Período/(Semana): 29/03 a 16/04/21 

 


Procedimentos para realização da atividade: 

Estudar os conteúdos das aulas do CMSP e das aulas presenciais para realizar a atividade. 

 

Enviar atividade para: daycaras@gmail.com

 

 

Atividades: 

Atividade de Sociologia 

01-Texto da questão:  

No cotidiano da escola, além dos apelidos depreciativos, são comuns situações de discriminação, racismo e desrespeito as questões de gênero e religiosidade, por exemplo. Para romper com a perpetuação dessas ações, é esperado que o professor: 

a.  Identifique  os  grupos diferentes e  os  separar em  sala  de  aula;   

b.  Leve para  sala  de  aula conhecimentos religiosos  para converter alunos homossexuais e  os  da  umbanda ; 

c. Utilize  o conhecimento formal para civilizar  os  alunos.  

d.  Promova rodas de  discussão  entre  o  que  é certo e errado.   

e. Use o diálogo como instrumento de inclusão. 

 

02- O povo brasileiro foi formado por etnias de quatro continentes: América, Europa, África e Ásia.  Essa mistura de raças produziu o que somos hoje.  Assim, é possível dizer que:  

I. A mistura das culturas foi um fator positivo; 

II. Cada cultura trouxe suas contribuições na formação do povo brasileiro; 

III. Os povos colonizadores trouxeram consigo uma carga cultural muito grande. Levando em conta que cada povo possui sua cultura, a miscigenação de várias etnias explica as características únicas do povo brasileiro (físicas e culturais); 

IV. O processo de formação da diversidade brasileira deu-se a partir da assimilação da cultura europeia pelos indígenas e pelos negros, o que levou ao total abandono de suas antigas tradições e a adoção de novos hábitos, crenças e costumes. 

  Em face destas afirmações, assinale a opção correta:  

  1. Alternativas I, II e III estão corretas; 

  1. Apenas a alternativa III está correta; 

  1. A alternativa IV é a única correta; 

  1. Todas estão corretas. 

 

03- O Brasil foi colonizado pelos portugueses e espanhóis, à custa da exploração de indígenas e negros. Os indígenas resistiram os processos d e escravidão, levando os europeus a escravizar os africanos. Em relação às populações historicamente marginalizadas e discriminadas é correto afirmar:  

I. Pelo fato dos indígenas não cederem às exigências dos colonizadores, motivou os europeus trazerem para  o Brasil,  de  forma compulsória,  negros  de vários países   da  África, com  língua,  costumes   e tradições diferentes .   

II. Como os escravocratas de misturaram as diversas etnias africanas e desconhecendo o território e a língua falada no Brasil facilitou o processo de escravizaçãdos negros 

 III. Com o advento da Constituição de 1988, aumentou mais a questão de escravidão no Brasil. 

 IV. A coroa brasileira aboliu a escravidão para atender seus próprios interesses, pressionados por outros países, e não por desejo de libertar o povo negro. Com isso adotou-se políticas de apoio à imigração, que atraiu pessoas que em situação de pobreza na Europa, após a revolução industrial e a substituição do trabalho humano pelo mecânico. 

Assinale a opção correta: 

  1. As alternativas I e II estão corretas; 

  1. As alternativas III e IV estão corretas; 

  1. As alternativas I II e IV estão corretas; 

  1. Todas as alternativas estão corretas. 


04-Uma população, com origem comum, sustentou a economia do país durante vários anos por meio de seu trabalho, embora tenha migrado à força para o Brasil. Boa parte de nossa cultura, práticas sociais, religiões, tradições e costumes está associada a valores oriundos desse povo. 

O fragmento acima faz referência a que elemento étnico constituinte da população brasileira? 

a) Imigrantes árabes. 

b) Africanos 

c) Imigrantes japoneses. 

d) Indígenas. 

e) Alemães e italianos. 


05- Explique a diferença entre aculturação e assimilação. 


06- Como o sociólogo enxerga a figura do estrangeiro? 

 

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