ESCOLA ESTADUAL DEPUTADO DERVILLE ALLEGRETTI
PLANO DE AULA 3
Professor: Dayane Barbosa Carvalho Almeida Disciplina: Sociologia
Anos (séries): 2ª série A
Período/(Semana): 29/03 a 16/04/21
Procedimentos para realização da atividade:
Estudar os conteúdos das aulas do CMSP e das aulas presenciais para realizar a atividade.
Enviar atividade para: daycaras@gmail.com
Atividades:
Atividade de Sociologia
01-Texto da questão:
No cotidiano da escola, além dos apelidos depreciativos, são comuns situações de discriminação, racismo e desrespeito as questões de gênero e religiosidade, por exemplo. Para romper com a perpetuação dessas ações, é esperado que o professor:
a. Identifique os grupos diferentes e os separar em sala de aula;
b. Leve para sala de aula conhecimentos religiosos para converter alunos homossexuais e os da umbanda ;
c. Utilize o conhecimento formal para civilizar os alunos.
d. Promova rodas de discussão entre o que é certo e errado.
e. Use o diálogo como instrumento de inclusão.
02- O povo brasileiro foi formado por etnias de quatro continentes: América, Europa, África e Ásia. Essa mistura de raças produziu o que somos hoje. Assim, é possível dizer que:
I. A mistura das culturas foi um fator positivo;
II. Cada cultura trouxe suas contribuições na formação do povo brasileiro;
III. Os povos colonizadores trouxeram consigo uma carga cultural muito grande. Levando em conta que cada povo possui sua cultura, a miscigenação de várias etnias explica as características únicas do povo brasileiro (físicas e culturais);
IV. O processo de formação da diversidade brasileira deu-se a partir da assimilação da cultura europeia pelos indígenas e pelos negros, o que levou ao total abandono de suas antigas tradições e a adoção de novos hábitos, crenças e costumes.
Em face destas afirmações, assinale a opção correta:
Alternativas I, II e III estão corretas;
Apenas a alternativa III está correta;
A alternativa IV é a única correta;
Todas estão corretas.
03- O Brasil foi colonizado pelos portugueses e espanhóis, à custa da exploração de indígenas e negros. Os indígenas resistiram os processos d e escravidão, levando os europeus a escravizar os africanos. Em relação às populações historicamente marginalizadas e discriminadas é correto afirmar:
I. Pelo fato dos indígenas não cederem às exigências dos colonizadores, motivou os europeus trazerem para o Brasil, de forma compulsória, negros de vários países da África, com língua, costumes e tradições diferentes .
II. Como os escravocratas de misturaram as diversas etnias africanas e desconhecendo o território e a língua falada no Brasil facilitou o processo de escravização dos negros.
III. Com o advento da Constituição de 1988, aumentou mais a questão de escravidão no Brasil.
IV. A coroa brasileira aboliu a escravidão para atender seus próprios interesses, pressionados por outros países, e não por desejo de libertar o povo negro. Com isso adotou-se políticas de apoio à imigração, que atraiu pessoas que em situação de pobreza na Europa, após a revolução industrial e a substituição do trabalho humano pelo mecânico.
Assinale a opção correta:
As alternativas I e II estão corretas;
As alternativas III e IV estão corretas;
As alternativas I II e IV estão corretas;
Todas as alternativas estão corretas.
04-Uma população, com origem comum, sustentou a economia do país durante vários anos por meio de seu trabalho, embora tenha migrado à força para o Brasil. Boa parte de nossa cultura, práticas sociais, religiões, tradições e costumes está associada a valores oriundos desse povo.
O fragmento acima faz referência a que elemento étnico constituinte da população brasileira?
a) Imigrantes árabes.
b) Africanos
c) Imigrantes japoneses.
d) Indígenas.
e) Alemães e italianos.
05- Explique a diferença entre aculturação e assimilação.
06- Como o sociólogo enxerga a figura do estrangeiro?
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