ESCOLA ESTADUAL DEPUTADO DERVILLE ALLEGRETTI
PLANO DE AULA - 5
Professor: Adolfo Cesar Coelho
Disciplina: Arte,
Anos (séries): 2º B e C
Período/(Semana): 03/05 à 14/05
Procedimentos para realização da atividade:
- Ler os textos, em seguida realizar as atividades.
- Todas as atividades deverão ser realizadas no caderno de desenho.
- Fazer margem de 1 cm.
- Utilizar lápis de cor como material de pintura.
- Para o desenvolvimento do trabalho de artes plásticas (confecção das máscaras), poderá ser utilizado qualquer tipo de material.
- 2º B e C, encaminhar as atividades para o e-mail: adolfoc@professor.educacao.sp.gov.br
Atividades:
O que é Teatroˀ
Teatro é um termo de origem grega que designa simultaneamente o conjunto de peças dramáticas para apresentação em público e o edifício onde são apresentadas essas peças.
É uma forma de arte na qual um ou vários atores apresentam uma determinada história que desperta na plateia sentimentos variados.
Dá-se o nome de dramaturgia à arte de escrever peças de teatro, sendo o dramaturgo a pessoa responsável pela composição dos textos.
Existem muitos gêneros de teatro, dentre os quais destacam-se: auto, comédia, drama, fantoche, ópera, musical, revista, tragédia, tragicomédia.
Conheça os Elementos do Teatro
NOS BASTIDORES
Uma peça teatral não é feita apenas pelos atores que aparecem no palco, outras pessoas também participam de uma peça e, mesmo que não apareçam, são fundamentais para que o espetáculo se realize.
|
|
|
|
|
Cenografia
Muito mais do que decoração e ornamentação, a cenografia é técnica, técnica de organizar todo o espaço onde as ações dramáticas são encenadas. A cenografia é parte importante do espetáculo, pois ela ambienta e ilustra o espaço/tempo materializando o imaginário e aproximando o público da representação. A cenografia cria e tranforma o espaço cênico.
O cenógrafo é aquele que cria o cenário.
HYPERLINK "http://www.arte.seed.pr.gov.br/modules/video/showVideo.php?video=6422"Figurino
É um elemento importante da linguagem visual do espetáculo formado por, além das vestimentas, pelos acessórios. O figurino auxilia na compreensão do personagem, ele é carregado de simbologia e pode acentuar o perfil psicológico do personagem, objetivos e características da história. Os figurinos e acessórios utilizados em cena devem ser sempre coerentes com a época em que acontece a ação ou com o simbolismo que o diretor queira dar a ela.
O figurinista é o responsável pelas roupas e acessórios utilizados na peça teatral.
Maquiagem
A maquiagem é parte da composição do espetáculo, é um instrumento fundamental que auxilia na criação do personagem e na transformação estética dos atores. O maquiador atua junto com toda a produção do espetáculo acompanhando sempre a concepção do mesmo, com vistas a ressaltar e/ou criar elementos que ressaltem aspectos importantes para a compreensão do personagem.
O maquiador é o responsável pela pintura do rosto ou do corpo dos atores e atrizes.
Sonoplastia
A sonoplastia é um som ou conjunto de sons que auxilia a enfatizar as cenas e ou as emoções dos atores. O sonoplasta trabalha os elementos sonoros ajudando a envolver o público na construção de imagens e sensações. As músicas e sons utilizados devem estar intimamente ligados ao que acontece na cena, o sonoplasta deve estudar o texto e depois acompanhá-lo passo a passo.
O sonoplasta é aquele que compõe e faz funcionar os ruídos e sons de um espetáculo teatral.
Iluminação
A iluminação pode dar ênfase a certos aspectos do cenário, pode estabelecer relações entre o ator e os objetos, pode enfatizar as expressões do ator, pode limitar o espaço de representação a um círculo de luz e muitos outros efeitos. A iluminação é muito importante para o teatro, pois através dela podemos ambientar a cena e ampliar as emoções nela exploradas. É fundamental que o iluminador conheça bem o texto e as marcações cênicas determinadas pelo diretor do espetáculo.
O iluminador é aquele que concebe e planeja a colocação das luzes em uma peça teatral.
ATIVIDADES
1º - Fazer leitura das imagens.
2º - Após a leitura das imagens, fazer um relato no caderno de desenho sobre: a origem do teatro ocidental e o surgimento do teatro grego.
3º - Pesquisar em livros, revistas, internet sobre os tipos de palcos, espaços teatrais e formas de integrar teatro e público.
4º - Fazer esboços, desenhos e croquis (sobre as pesquisas).
5º - Criar uma máscara, utilizando materiais diversos.
Exemplos:
6º - Pesquisar sobre festivais de teatro.
7º - Pesquisar o que siguinifica no teatro o termo “quarta parede”
8º - Pesquisar sobre leitura dramática.
Nenhum comentário:
Postar um comentário